Nos últimos anos a Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C) vem trabalhando para profissionalizar seus processos de gestão com a digitalizamos todos os procedimentos de controle de sócios, emissão de certificados dos eventos e helpdesk O próximo passo será expandir sua atuação em todo o território nacional com mais força e representatividade. Assim, está sendo proposto a abertura das Regionais da AB3C.

Estatutariamente as regionais são denominadas “Grupos Temporários de Trabalho” e têm como objetivo principal aumentar a capilaridade da comunidade de Bioinformática dentro da AB3C. Um dos principais objetivos é que a AB3C atue com mais proatividade e proximamente aos grupos de pesquisa de cada região, levantando e discutindo com os associados problemas de interesse da Associação e da Comunidade de Bioinformatas. Também espera-se incentivar a realização de atividades e eventos nos âmbitos estadual e regional, em consonância com as atividades-fim da AB3C.

Neste primeiro momento serão abertas três regionais assim divididas:

  • Norte / Nordeste: Englobando os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins;
  • Centro / Sudeste: Englobando o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato, Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo;
  • Sul: Englobando os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para oficializarmos a abertura destas regionais são necessários, ao menos, 5 sócios regulares, estes, devem estar em dia com sua associação à AB3C e terem vínculo formal com alguma instituição de ensino e pesquisa, seja ligado a programas de pós-graduação seja como contratados.
Logo após a oficialização da abertura da regional, os conselheiros de cada regional deverão indicar um membro para secretária(o), que ficará responsável pela manutenção da Regional e será o ponto de ligação entre a Diretoria Executiva e a administração da Regional. Este primeiro grupo de gestores das regionais terão um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos ao final deste período. Caberá, ainda, a este primeiro grupo a participação na discussão e formalização de um Regimento Interno comum a todas as regionais.

Os ritos estatutários para a criação das regionais estão descritos nos Artigos 25º ao 30º do Estatuto da AB3C.
Para participar de uma regional você deve preencher o cadastro na área reservada aos sócios no site da AB3C, para o que ainda não são sócios entre em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os cadastros devem ser feitos até 31 de Março de 2021.

Participe, a Bioinformática só tem a ganhar com sua contribuição.